A importância do SEO para os negócios

Tem um negócio digital mas ele não decola? Então você precisa aprender o que é SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca)!

De que adianta possuir um site, blog ou loja virtual, mas ela não possuir acessos? Neste artigo vamos falar de SEO e como conquistar leads relevantes para o seu negócio.

Primeiramente de maneira resumida você precisa entender o que é SEO!

SEO é basicamente um conjunto de estratégias que otimizam o seu conteúdo e assim melhorar o posicionamento de suas páginas, de maneira que quando um potencial cliente busque um produto ou serviço, sua loja esteja posicionada nas primeiras páginas do Google.

A verdadeira importância do SEO para os negócios

Um estudo da Relevance aponta que a primeira posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o tráfego. Segunda, terceira e quarta colocações recebem 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, enquanto os outros resultados ficam com menos de 2% do tráfego, evidenciando a importância do ranqueamento. Para disputar o topo dessa lista é necessário um trabalho forte em SEO, e que o mesmo seja consistente e bem planejado.

O que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas e práticas que visam posicionar determinado site em buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc). Tais técnicas visam otimizar de diversos elementos de um site ou página, aumentando sua autoridade, relevância e performance.


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Google e SEO, qual a relação entre eles?

Nós mortais não enxergamos isso a olho nu, mas os motores de busca indexam e rastreiam os endereços existentes na web e exibem os resultados de busca de maneira automatizada. Então, para criar boas estratégias de SEO e conseguir destaque, é preciso aprender como os algoritmos são lidos e interpretados pelos buscadores, principalmente pelo Google, que é o principal busca em nível mundial.

Como aplicar as técnicas SEO?

Sites que trabalham de maneira forte e eficientemente o SEO geralmente estão no mínimo posicionados na segunda página das pesquisas dos buscadores. Seguir algumas recomendações de otimizações on-page e off-page são fundamentais para que sua página fique bem posicionada e, consequentemente, recebendo tráfego de qualidade.

Pense nisso, quem busca alguma coisa no Google, é porque quer algo! Esse é um verdadeiro cliente em potencial.

SEO e Palavras Chaves

Quando se pensa em SEO, o ponto de partida para toda a sua estratégia de trabalho é elencar palavras-chave corretas, são essas que levarão as pessoas a sua página. Tais palavras precisam estar relacionadas ao seu nicho de mercado e preferencialmente devem estar entre termos com grande volume de busca. Para escolher as keywords certas, consulte o Google Analytics ou qualquer outra ferramente de análise como SEM RUSH ou até mesma a ferramenta de análise gratuita do Neil Patel, e faça um histórico dos termos de busca mais desejados, assim você irá saber se elas geram tráfego orgânico e qual o volume de cada palavra.


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Tais palavras precisam estar dentro dos títulos e subtítulos que você vai trabalhar. Elas precisam de destaque! Os motores de busca priorizam elementos como título, subtítulo e trechos em negrito por considerá-los mais relevantes dentro do seu conteúdo.

UX, o que é isso?

UX é User eXperience ou experiência do usuário. Os buscadores avaliam também a experiência oferecida pelo site a seus usuários. É avaliado desde se o site é responsivo (se adaptam a diferentes tipos de dispositivos) até o tempo em que o usuário permanece nele. Quando o cliente entra em seu site é preciso oferecer a resposta para aquilo que ele procura.

Link Building

Link Building é o termo utilizado quando um site recomenda seu conteúdo através de uma linkagem interna, ou seja, é um outro site recomendando o seu conteúdo. O algoritmo do Google entende que quanto mais direcionamento sua página tem, mais relevante ela é.

Ter linkagens externas de maneira natural as vezes pode ser complicado, na maioria das vezes é preciso investir em links de PBN (Private Blog Network).

URL amigável

Facilite a leitura dos robôs do google, crie urls com a sua palavra chave, assim como foi feito neste artigo. Para gerar maior confiabilidade dos usuários e ficar mais visível para os robôs de busca de Google, Bing, Yahoo, etc, é preciso ter uma URL que possibilite a compreensão do conteúdo antes mesmo de acessá-lo.

ROI – Retorno sobre o investimento

Aprenda e mensurar seus resultados para saber se sua estratégia está correta. É recomendável conferir a eficácia do trabalho periodicamente, acompanhar os resultados e investir na produção de bom conteúdo. Também é importante desmembrar conteúdos produzidos para redes sociais dos produzidos para o seu blog e site, mas mantê-los interligados por intermédio de chamadas e links de um para o outro.


É isso meus amigos, este artigo é uma pequena aula sobre SEO, mas infelizmente o assunto não para por aqui. A complexidade da prática SEO é tão grande que muitas das vezes é recomendado contratar um profissional qualificado para fazer esse trabalho.

Caso a sua vontade de aprender seja maior, hoje existem diversos cursinhos baratos que com certeza vão te ajudar mais ainda, investir em aprendizado é muito importante! Quem sabe faz ao vivo!

Um curso que sempre recomendo para todos é o do Gustavo Freitas (Clube do Marketing Digital), pois além de ser barato ainda te coloca em grupos de alunos onde rola um bom Networking. Foi o primeiro curso digital que fiz na área e que com certeza me ajudou bastante.

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Espero ter ajudado a clarear um pouco a mente de vocês sobre a importância do SEO para os negócios, principalmente os digitais.

Grande abraço a todos e até a próxima!


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Luiz Felipe Barreiro

Luiz Felipe Barreiro

Fundador do Marketing Digitalizado. Administrador, Marqueteiro e Empreendedor Digital. Apaixonado por trilhas, acampamentos e cerveja!

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