Marketing para Psicólogos

Iniciar estratégias de marketing para psicólogos, que sejam acolhedoras e inspiradoras são fundamentais para atrair clientes!

Bem-vindo ao tempo em que os psicólogos passam o dia e a noite promovendo sua prática para atrair e seduzir mais clientes. Mesmo que a grande parte dos profissionais prefira deixar que suas experiências e análises clínicas, de pesquisa e até de ensino e conhecimento falem por si só, é de extrema importância lembrar que seus clientes em potencial podem não tomar conhecimento ou não ter acesso a esses dados e informações.

Então, quais estratégias de marketing para psicólogos você pode implementar se você estiver visando aumentar sua carta de clientes?

Confira este artigo até o final e vamos aprender como atrair e conquistar novos clientes!

1. Mídias Sociais

Diria que a melhor ferramenta de marketing para psicólogos é a mídia social, porque lhe dá a oportunidade de demonstrar sua verdadeira personalidade, além de se envolver e interagir com seus fãs/seguidores. Faça postagens e citações inspiradoras, videoclipes e gravações próprias para atrair a atenção máxima de seus clientes. Compartilhe postagens de outros profissionais ou exemplos do mesmo nicho seu blog, Facebook ou Instagram que inspire seu público alvo.

Uma nota final: lembre-se de manter suas contas privadas e profissionais de mídia social separadas para não generalizar tanto o conteúdo e acabar diminuindo sua conversão.

Marketing para Psicólogos a importância das Mídias Sociais

2. Eventos de rede

Você assiste com frequência a conferências para melhorar suas habilidades clínicas? Use essas oportunidades para se conectar também a outros profissionais de sua área, faça o famoso Networking. A American Psychological Association diz o seguinte:

“Pensar em redes pode ser esmagador para você, especialmente nas maiores convenções como a Convenção Anual da APA, que conta com 10.000 participantes. Faça algo para que seja mais fácil para si mesmo ter metas pequenas, como conversar com três pessoas novas, que nunca falou e reconectar-se com outras duas pessoas para cada conferência.”

Se forem da mesma região de sua atuação, esses contatos podem ajudar nas indicações novos clientes. Use contatos de longa distância como um grupo de mestres para ajudar a cultivar as práticas uns dos outros e discutir tópicos como o próprio marketing psicológico.

3. Voluntário

Seus clientes são pessoas locais, então um dos pontos mais importantes do marketing psicológico é simples e prático, você precisa ter visibilidade, ser visto. Ser voluntário como palestrante para escolas, grupos comunitários e outras organizações locais ou atividades de bairro.

Naturalmente, eles já estão procurando palestrantes que entendem do mesmo assunto que você, mas não sabem a quem pedir ou não têm orçamento para contratar. Trabalho voluntários sempre agregam valor!

4. Estenda a mão aos colegas

Seus amigos e amigos de amigos já têm clientes que precisam da sua ajuda. Um conselheiro matrimonial deve estar procurando um encaminhamento para as crianças de sua família. Se seus colegas não sabem que você já está pesquisando e procurando ativamente para criar sua base de clientes, eles não vão poder lhe ajudar. 


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5. Publicidade tradicional

Enquanto isso muitos psicólogos desistem de experimentar a publicidade padrão, ainda é uma das melhores formas de conseguir sua prática na frente de sua clientela local. Bote seu rosto e nome no jornal. Coloque um anúncio em uma revista local de bairro. Patrocine eventos beneficentes com o nome da sua clínica.

Quanto mais criativo e diferenciado você for com o Marketing tradicional, mais facilmente você se destacará da concorrência mais fraca.

6. Boletins informativos por e-mail ou até mesmo Wathsapp

Mantenha um cadastro atualizado de seu clientes e crie um boletim informativo a cada mês que você possa enviar por e-mail ou até mesmo via wathsapp conteúdo importantes para seus clientes.

Compartilhe frases motivacionais, conteúdo de suas postagens mais recentes ou qualquer conteúdo que seja interessante para o perfil do cliente que quer captar ou fidelizar.

7. Site ou Blog

Você tem um site/blog ou Fan Page comercial ? Caso não tenha, é hora de contratar um desenvolvedor da Web (WebDesigner) que possa ajudá-lo a criar uma presença profissional Online. Nesse caso, separe um momento para considerar o que os potenciais clientes pensam da sua marca. Como você se posiciona online atrairá novos fãs e clientes pro seu negócio, reserve um tempo para colocar sua “casa” online em ordem com excelência e os resultados virão naturalmente.

Não ter um contato online com seus cliente é um erro gravíssimo quando o assunto é marketing!

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8. Otimização SEO local

Agora que seu site está no ar e funcionando, adote e coloque em prática uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para capturar o foco e a atenção dos seus potenciais clientes locais. Quando o Google “psicólogo da sua área” (exemplo: psicólogo do Rio De Janeiro), assim o nome que aparece nos resultados de pesquisa? Use SEO orgânico e pago para provar que você está no topo da multidão e principalmente nas primeiras paginas de pesquisa do Google.

Este já é um assunto mais técnico, neste caso é mais recomendado contratar um profissional especializado para lhe ajudar.

9. Campanhas de vídeo

Você se sente confortável na frente da câmera? Se a respostas é ”sim”, desafiamos você a criar campanhas e conteúdos de vídeo que possam ser compartilhados nas mídias e redes sociais, no seu site e até mesmo em suas campanhas de e-mail Marketing. Esses vídeos também não precisam ser necessariamente voltados para venda de um serviço, compartilhe mantras, afirmações, conteúdos motivacionais ou técnicas de atenção plena que prenda seu cliente ou potencial cliente na tela, querendo saber cada vez mais o que você tem a dizer sobre aquele assunto. Utilize histórias reais, isso funciona bastante, lembre se de sempre ser você mesmo, as pessoas preferem conteúdos autênticos!

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Miguel Angelo

Miguel Angelo

Marketeiro Digital Aprendiz, proprietário da FreeTime Brasil e produtor de eventos.

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