Os 20% de texto em anúncios do Facebook Ads… Quem usa a ferramenta de anúncios do Facebook sabe que este critério é o terror de anunciantes menos experientes, e até mesmo dos mais experientes em alguns casos, pois a ferramenta disponibilizada para análise nunca foi precisa. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual o Facebook impede a exibição de anúncios com mais de 20% de texto, o máximo que a rede social fala a respeito é que esta seria uma forma de proteger a qualidade dos anúncios.
Pois bem, digamos que a ditadura dos 20% de texto acabou, a regra sofreu algumas mudanças e é sobre isto que falaremos neste artigo!
Nova regra para anúncios COM texto no Facebook e Instagram
A ferramenta com grid para avaliar se sua imagem possuía os 20% de texto se foi, e no lugar dela agora teremos um guia visual. Caberá a nós avaliar se imagem contém muito texto ou não, podendo ser classificada em 4 níveis de qualidade que definirão o alcance máximo da publicação patrocinada:
– Texto na imagem: Ok
– Texto na imagem: Baixo
– Texto na imagem: Médio
– Texto na imagem: Alto
Vamos entender agora o que significa e como funciona cada grau de avaliação.
Quando sua classificação for: OK – seu anúncio vai rodar perfeitamente, como se tivesse menos do que 20% de texto.

Aprenda a criar seu negócio online com o curso mais completo do Brasil.
O Fórmula Negócio Online é o treinamento mais completo que existe para você construir o seu negócio online da maneira mais fácil.O treinamento te ensina de verdade a ganhar dinheiro na Internet!
Quando for: Baixo – seu anúncio vai rodar, porém o alcance será um pouco mais restrito.
Quando for: Médio – seu anúncio ainda será aprovado, mas é importante saber que o alcance será muito baixo, aumentando consideravelmente o custo de sua campanha.
Quando for: Alto – neste caso seu anúncio será REPROVADO, ou seja, não será exibido no Facebook e/ou Instagram.
Os elementos que o Facebook Ads considera como texto são:
Logos – Qualquer logo com texto, independentemente de tamanho e alinhamento.
Marca d’água – Marcas d’água são consideradas texto, mesmo se forem obrigatórias e constarem no branding da marca.
Números – Todos os números contam como texto.
Quem quiser fazer o teste, segue o link da ferramenta para análise de texto do Facebook.
Agora é você quem decide, anúncios com pouco texto e grande alcance ou anúncios com muito texto e baixo alcance? Na minha opinião, pouco texto, sempre!
E aí, gostou das mudanças? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias.
Grande abraço e até o próximo artigo!
Parabéns Luiz, muito bom seu blog.