O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma tradução literal – que em português pode ser chamado de marketing de início ou então marketing de entrada, porém, é conhecido como o novo marketing, ou então marketing de atração.

Dentre todas as opções, o melhor título que cabe ao Inbound Marketing, é o de novo marketing, uma vez que o Inbound se trata de uma estratégia inovadora que rompe com antigos conceitos de marketing e traz uma visão nova de trabalho, baseada em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus clientes em potenciais te procurem e te encontrem.

Inbound Marketing ou marketing de atração

O velho Marketing, conhecido como Outbound Marketing, nada mais é do que a antiga e conhecida tática conhecida, que busca oferecer produtos para um público geral. O Inbound faz totalmente o contrário, e tem como objetivo atrair os potenciais clientes até a empresa, se comunicar com eles, entender quais são suas necessidades, ajuda-los e no final disso tudo, encantá-los. Além disso, o Inbound Marketing procura sempre atrair e conquistar o público alvo, ou seja, seu esforço se dá em atrair somente as pessoas certas.

Como funciona o Inbound Marketing?

Um dos pilares do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo. Se concentrando na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade e assim atrair as pessoas certas para sua empresa. Para isso, é necessário alinhar o conteúdo com o interesse do seu público-alvo, dessa forma, você atrai o tráfego de entrada, o transforma em leads, fecha negócios e conquista a fidelidade do cliente.

Em outras palavras, o Inbound Marketing é sem sombra de dúvidas a melhora forma de transformar pessoas desconhecidas em clientes e promover um negócio.

Ferramentas para Inbound Marketing

Hubspot – Este software faz a gestão dos leads do início ao fim. Ele ajuda você a decidir quais conteúdos escrever através da ferramenta de palavras chave, ajuda você na captura dos e-mails e na criação de campanhas segmentadas para converter estes leads em clientes.


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Optinmonster – Esta é uma ferramenta avançada para captura de leads dentro do seu site. Com mais de 8 opções internas para captar e-mail, o Optinmonster permite transformar seu site em uma máquina de captura de leads qualificados.

Heflo – utilizado para gerenciamento de processos, esta ferramenta vai te ajudar a criar e mensurar o fluxo do seu cliente dentro da sua estratégia de inbound marketing. Desenhar e medir cada etapa do lead dentro do seu funil é essencial para otimizar suas campanhas.

Sobre a estratégia do Inbound Marketing…

A estratégia do Inbound Marketing é combinar a criação de conteúdos com automação de marketing em uma metodologia de quatro ações:
1. Atrair o tráfego de visitantes na página;
2. Converter o visitante em leads;
3. Fechar os leads em clientes;
4. Encantar e fidelizar os clientes.

Todas as etapas são construídas por meio de ações e técnicas integradas – como SEO, e-mail marketing, landing pages, blogs e mídias sociais, por exemplo que são todas monitoradas, sendo possível assim mensurar e analisar os resultados para que a estratégia seja aprimorada de maneira contínua.

Ao publicar o conteúdo correto no lugar certo, o marketing se torna útil para os clientes, assim ele ganha a atenção de potenciais novos clientes e os conduz para o seu site, tudo isso através da produção de um conteúdo de qualidade que seu público-alvo considera altamente relevante.

Sendo assim, o Inbound Marketing ajuda a consolidar uma marca e capturar ainda mais leads qualificados, além de colaborar para que esses leads sejam convertidos em clientes, potencializando assim o fechamento de negócios.

Por fim, pode-se afirmar que o Inbound Marketing nada mais é do que uma estratégia planejada do Marketing Digital, focada no público alvo, para atrair o público certo para sua empresa fazendo com que os leads passem por todas as etapas do funil de vendas, até se tornarem clientes. Assim que o cliente compra e fica satisfeito ele se torna fiel à sua marca/produto.

 
Daniel Belalian

Daniel Belalian

Jornalista, empresário, especialista em aquisição de clientes na internet.

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