O que é SEM – Search Engine Marketing?

Agora que já sabemos o que são Links PatrocinadosSEO podemos falar sobre SEM (Search Engine Marketing)

“SEM = SEO + Links Patrocinados”

SEM, ou Search Engine Marketing, é basicamente SEO + Link Patrocinados, ou seja, SEM é a união de todas as técnicas possíveis no Marketing Digital que visam destacar os sites e suas páginas nos grandes buscadores, como Google, Bing e Yahoo.

Uma SERP (Página de Resultados) é composta por dois tipos de resultados:

Os resultados orgânicos: aqueles que são determinados pelos fatores de ranqueamento calculados pelos buscadores. Não se pode pagar por posições orgânicas!

Os resultados pagos: são determinados pela “compra” de palavras chave através dos gerenciadores de Links Patrocinados, como o Google Adwords e Bing Ads por exemplo.


formula do negocio online

Aprenda a criar seu negócio online com o curso mais completo do Brasil.

Fórmula Negócio Online é o treinamento mais completo que existe para você construir o seu negócio online da maneira mais fácil.O treinamento te ensina de verdade a ganhar dinheiro na Internet!


SEM - SEO e Links Patrocinados
(clique para ampliar)

Para se obter uma boa posição nos resultados orgânicos é indispensável executar um bom trabalho SEO, esta é a melhor opção para médio e longo prazo, mas também pode gerar resultados a curto prazo dependendo da concorrência da palavra chave em questão.

Nos resultados pagos, podemos obter um posicionamento favorável de forma imediata, mas é importante lembrar que existem diversos fatores que determinam o ranking dos anúncios pagos e a maioria deles possui certa relação com o SEO da página a ser patrocinada. Nem sempre aquele que paga mais caro fica em primeiro lugar nos resultados patrocinados! Isso só reforça a necessidade de se fazer SEO, independente se vamos ou não utilizar os links patrocinados.

Procurei ser o mais direto possível para facilitar o entendimento sobre SEM. Fiquem à vontade para comentar caso tenham dúvidas sobre o assunto.

Grande abraço a todos e até o próximo artigo!

Este artigo te ajudou? Se sim, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude o blog Marketing Digitalizado a crescer!

 
Luiz Felipe Barreiro

Luiz Felipe Barreiro

Fundador do Marketing Digitalizado. Administrador, Marqueteiro e Empreendedor Digital. Apaixonado por trilhas, acampamentos e cerveja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.