O que é SEO – Search Engine Optimization?

O Google todo mundo conhece, mas você já parou para se perguntar o motivo pelo qual um site ocupa a primeira posição nos resultados de pesquisa para uma determinada palavra chave? A resposta é: SEO.

A sigla SEO (Search Engine Optimization) é basicamente um conjunto de técnicas e estratégias que permite melhorar o posicionamento orgânico de sites nos mecanismos de pesquisa, os mais conhecidos e utilizados são o Google e Bing.

Para o Marketing Digital o SEO é algo indispensável, principalmente quando estamos inseridos em um mercado de grande concorrência. Diversos estudos já provaram e comprovaram que quando uma pessoa busca por algo nos mecanismo de pesquisa ela dificilmente irá até a segunda página de resultados.

Como o SEO pode ajudar as empresas?

Digamos que você possui uma Pizzaria Delivery na Tijuca RJ e no seu bairro existem mais 3 concorrentes. Certo dia um cliente buscou no Google o termo: “pizza delivery tijuca rj”. Se o seu site estiver otimizado com as técnicas de SEO é bem provável que ele apareça na primeira página, pois estamos lidando com uma palavra chave bem específica. Caso seus concorrentes também possuam sites, serão os fatores de rankeamento calculados pelo algoritmo do Google que determinarão qual dos sites ficará melhor posicionado.

Se para uma pequena pizzaria o SEO é importante e pode elevar as vendas, imagine para as grandes lojas virtuais que disputam por palavras como TV LED, Iphone, Geladeira…


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Os Fatores de Rankeamento do Google

Fatores de Rankeamento do Google

Não se sabe ao certo quais são todos os fatores de rankeamento do Google, uns dizem que são 50, outros que são mais de 200. Mesmo não sabendo todos podemos destacar aqueles que são considerados mais importantes, vou citar apenas 10 aqui para o artigo não ficar muito longo.

1 – Receber links de sites de alta qualidade e bem posicionados;
2 – Relevância de palavras chaves abordadas em determinada página (Exemplos de palavras chave para este artigo: SEO, O que é SEO, Search Engine Optimization, etc.)
3 – Conteúdo único;
4 – Tag title bem elaborada;
5 – Tag Description bem elaborada;
6 – URL bem elaborada;
7 – Site responsivo (adaptado para dispositivos móveis)
8 – Idade do domínio;
9 – Página leve e rápida com tempo de carregamento reduzido;
10 – Linkagem interna relevante.

*Em breve farei um artigo com todos os fatores conhecidos.

Como fazer SEO?

Infelizmente as técnicas SEO podem ser um pouco complexas para quem não tem noções de HTML ou programação, mas também não chega ao ponto de dizer que seja impossível de aprender. Hoje é fácil encontrar bons cursos online que ensinam os primeiros passos, basta querer que você consegue aprender.

Agora precisamos saber o que são Links Patrocinados e SEM (Search Engine Marketing)…

 
Luiz Felipe Barreiro

Luiz Felipe Barreiro

Fundador do Marketing Digitalizado. Administrador, Marqueteiro e Empreendedor Digital. Apaixonado por trilhas, acampamentos e cerveja!

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