Os Principais Fatores de Ranqueamento do Google para 2016

Já foi publicado aqui no blog o artigo Os 3 principais fatores de ranqueamento revelados pelo Google onde falei um pouco sobre os fatores que são considerados mais importantes pelo Google na hora de posicionar um site nos resultados orgânicos de pesquisa para uma determinada palavra chave. Neste artigo vou dar continuidade com o assunto, só que irei falar sobre outros fatores que também são importantes e não podem ser desconsiderados. Vamos ao que interessa!

Principais Fatores de Ranqueamento do Google

1 – Links;

2 – Conteúdo de Qualidade;

3 – RankBrain;

Para mais detalhes sobre os fatores citados acima, leiam o artigo: Os 3 principais fatores de ranqueamento revelados pelo Google.

4 – Texto Âncora dos Backlinks;
Receber links de outros sites com o texto âncora (palavra chave) que você deseja melhorar o posicionamento nas pesquisas possui forte relação com a melhora no ranking de resultados para a palavra chave em questão.

5 – Engajamento e Dados de Tráfego;
O Google leva em consideração a experiência dos usuários que passaram pelo seu site para entregar resultados cada vez mais relevantes para os futuros usuários que irão acessá-lo. Esta informação só reforça a necessidade de se ter um conteúdo de qualidade para que o leitor fique “preso” pelo maior tempo possível em seu site.

6 – Fatores Técnicos;
É extremamente importante que o site seja rápido, que seja adaptado para dispositivos móveis (responsivo) e que seja bem estruturado. Esses fatores possuem forte relação com o engajamento do usuário.

O Google disponibiliza uma ferramenta onde é possível calcular a velocidade de carregamento do seu site, basta acessar o link: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/


formula do negocio online

Aprenda a criar seu negócio online com o curso mais completo do Brasil.

Fórmula Negócio Online é o treinamento mais completo que existe para você construir o seu negócio online da maneira mais fácil.O treinamento te ensina de verdade a ganhar dinheiro na Internet!


7 – Busca e Presença de Marca;
Quando muitas pessoas buscam diretamente por uma marca, o Google entende que esta marca é relevante para os usuários, melhorando, assim, a autoridade do domínio.

8 – Palavra Chave no Domínio;
Este com toda certeza já foi um fator muito mais relevante em termos de posicionamento. Há quem diga que atualmente ter a palavra chave no domínio já não interfere em nada, mas não é o que eu vejo na prática em alguns pequenos projetos que tenho em andamento.

9 – Idade do Domínio;
A idade do domínio é um fator de ranqueamento! Esta informação já foi confirmada pelo engenheiro chefe anti-spam do Google, o Sr Matt Cutts. Creio que isso esteja relacionado ao tempo que o domínio já teve para elevar a autoridade de suas páginas.

10 – Sinais Sociais;
Muitos profissionais SEO acreditam que o envolvimento de um site nas redes sociais exerce grande influencia nos resultados de pesquisa, mas até que ponto isso é verdade? Eu particularmente até acho importante você fazer um bom trabalho social, até porque quando um usuário acessa seu site ele pode interferir positivamente nos dados de tráfego da página (fator de posicionamento 5).

O problema é que as ações sociais podem ser manipuladas com muita facilidade e cada vez mais o Facebook se torna um concorrente direto do Google. Você acha mesmo que o Google vai deixar que seu concorrente interfira em seus resultados?

Entre as redes sociais que temos, aquela que certamente possui maior relação com a melhora de posicionamento no Google é o Google+.

As informações listadas neste artigo são fruto da minha experiência diária como profissional de marketing digital, mas também tem uma ajudinha dos estudos sobre fatores de ranqueamento feitos pela MOZ – https://moz.com/search-ranking-factors.

É isso galera, espero que este artigo ajude de alguma forma. Grande abraço e até a próxima!

 
Luiz Felipe Barreiro

Luiz Felipe Barreiro

Fundador do Marketing Digitalizado. Administrador, Marqueteiro e Empreendedor Digital. Apaixonado por trilhas, acampamentos e cerveja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.